Aprovale celebra ano de conquistas junto a associados
Entidade registra ações inéditas em 2024 que reforçam representatividade e associativismo
Ao olhar o ano em retrospectiva, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) celebra, ao lado de seus associados, conquistas que ratificaram o pioneirismo da região vitivinícola e a projetaram ainda mais nos cenários nacional e internacional. Embora o ano tenha apresentado dificuldades, como uma safra desafiadora e os adventos climáticos de maio, a resiliência e a união dos associados foram fundamentais para fazer de 2024 um grande ano para a Aprovale. “Nós somos o resultado da soma de todos os nossos associados. Cada um de vocês entregou neste ano algo a mais, e isso fez toda diferença”, avalia o presidente Ronaldo Zorzi.
Esse caráter associativo, sempre presente nas ações da entidade, fez diferença de modo especial na rápida recuperação do interior, após as chuvas que danificaram diversas estradas. A Aprovale foi uma das entidades parceiras do Unidos por Bento, movimento liderado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) para angariar recursos a fim de reconstituir acessos e vias de todos os distritos – não só o Vale dos Vinhedos. Esse viés se manifestou também em outras iniciativas solidárias, como o leilão de vinhos promovido pela Associação Brasileira de Sommelier do Rio Grande do Sul (ABS-RS), no qual participou com seu inédito 10 Lotes D.O.V.V. (leia mais abaixo). Da mesma forma, esteve integrada à campanha Abrace Bento, destinada a movimentar a cadeia turística durante os meses em que a região ficou impactada pela crise climática, oferecendo descontos e cupons de vantagens ao consumidor, não apenas da cidade, mas também para os turistas. Através das cotas anuais destinadas pelos associados produtores, a Aprovale apoiou eventos solidários como Eles na Passarela, Evento beneficente da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos, Eles na Cozinha, Jantar beneficente em comemoração aos 70 anos de atuação do Corpo de Bombeiros Militar em Bento Gonçalves e festas das comunidades do Vale dos Vinhedos.
Zorzi também salienta a vanguarda que acompanha a Aprovale – primeira região a obter reconhecimento de Denominação de Origem para vinhos e espumantes no Brasil. A entidade lançou neste ano o primeiro vinho coletivo com D.O. do país, o 10 Lotes D.O.V.V. O varietal Merlot reúne frações de vinho de 10 vinícolas do Vale dos Vinhedos, simbolizando a união e o trabalho associativo. Outra ação precursora foi a participação no projeto de tokenização de vinhos com D.O., com as vinícolas Dom Cândido e Pizzato. Parceria da Aprovale com o Sebrae e o iCoLab, a iniciativa permite a rastreabilidade dos primeiros vinhos com D.O. do mercado nacional a partir do uso de uma plataforma de blockchain, desde sua origem até o consumidor final. A Aprovale também modernizou o sistema de gerenciamento de Indicação Geográfica. Agora, o processo documental que integra o método de concessão para IP e D.O. será feito de modo eletrônico, por meio de um aplicativo desenvolvido de forma colaborativa entre as regiões detentoras de Indicação Geográfica para vinhos e espumantes no Estado, com apoio do Sebrae-RS. Nessa seara, a Aprovale celebrou, em 2024, a inscrição de 32 amostras para obter as certificações de I.P. e de D.O.
O ano foi de muita visibilidade para o Vale dos Vinhedos. A Aprovale, gestora da marca Vale dos Vinhedos, através de membros da diretoria, palestrou em diversas cidades brasileiras, incluindo São Paulo e Ilópolis e Jaguarão, no Rio Grande do Sul, onde também foi tema de um TEDx no município de Erechim. Outra participação notável foi a presença na ProWine, em São Paulo, pela primeira vez. Através da entidade, nove vinícolas do Vale estiveram na maior feria de vinhos das Américas. Também grandiosa foi a reativação do Despertar do Vale. Realizado pela primeira vez depois de cinco anos, reuniu mais de 30 estabelecimentos para ofertar experiências a um público de mais de 5 mil pessoas. A projeção do Vale também se deu através de premiações. Pelo quarto ano consecutivo, a região ganhou o Prêmio ABS-RS como Paisagem Vitícola Destaque.
Compromissada com o desenvolvimento continuado do mais famoso destino enoturístico brasileiro, a Aprovale revitalizou a sinalização turística, com a instalação de 100 placas ao longo de rota, numa parceria com a Sicredi Serrana e a Icatu Coopera, que também oportunizou melhorias aos estabelecimentos associados, com disponibilidade de uniformes, aventais, guarda-chuvas, chapéus, champanheiras, ombrelones e mesas. Com essas mesmas instituições, a Aprovale comemorou a ampliação dessa parceria. O acordo pretende potencializar o turismo no Vale dos Vinhedos, criando condições ainda mais atrativas para os visitantes, sinalizando que, em 2025, o Vale seguirá colhendo conquistas.
Foto: Naiára Martini