imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Conheça alguns lançamentos de vinícolas do Vale dos Vinhedos na ProWine São Paulo

As vinícolas presentes no espaço coletivo do Vale dos Vinhedos na ProWine 2025 apresentarão novidades e rótulos destaques. No caso da Ales Victoria, o foco será o vinho Deorum, cujo significado é “dos deuses”. Esse vinho é elaborado apenas em safras que conjugam com perfeição clima, luz, terra e enologia. Esse Merlot, delicadamente amadurecido em carvalho francês, tem taninos aveludados, acentuados por calorosas frutas negras e por uma vibrante acidez, com ótimo potencial de guarda. 

Já a vinícola Dom Cândido levará para a feira a sua nova linha de produtos, lançada em maio e chamada "3 Histórias", que celebram momentos marcantes da família de Cândido Valduga e da história da vinícola São três rótulos – A Desengaçadeira, O Trator e A Vindima –, todos assemblage, com produção limitada de apenas 3 mil garrafas.

A Desengaçadeira é um vinho assemblage com 60% Merlot, 20% Cabernet Franc e 20% Pinot Noir. Amadurecido em barricas de carvalho francês, tem coloração vermelho-rubi, notas de frutas vermelhas e roxas, como morango e framboesa maduras; e de especiarias, como anis de cravo, e um leve toque mentolado. O Trator é outro tinto com 60% Marselan, 20% Merlot e 20% Petit Verdot. Apresenta notas de frutas negras maduras como ameixa, com toques de couro e café. Por fim, A Vindima é composto por 60% Cabernet Sauvignon, 20% Tannat e 20% Petit Verdot, destacando notas de eucalipto e frutas vermelhas em compota. 

A vinícola Cave do Sol, por sua vez, presta homenagem ao patriarca da família, Arnaldo Passarin, com o vinho Capitão Chico. O assemblage em questão apresenta três terroirs – Serra Gaúcha, Santana do Livramento e Bagé – numa composição de 30% de Tannat (Safra 2022), 20% de Ancellotta (Safra 2022) e 50% de Cabernet Sauvignon (Safra 2020). Com envelhecimento de 18 meses em barricas de carvalho, tem produção de apenas 1.050 garrafas numeradas. 

Quem também apresentará novo rótulo é a Peculiare Vinhos Únicos. Com tempo de seis meses de maturação divididos entre barricas de madeira brasileira e tanque de inox, o Saperavi – cepa que dá nome ao vinho – apresenta coloração vermelho rubi profundo e aromas de frutas vermelhas frescas e toque de especiarias como anis estrelado. Em boca, apresenta taninos maduros e potentes, trazendo persistência e final de boca prolongado.

A vinícola Terragnolo é outra que leva novidade para a feira, com o Merlot D.O.V.V. Calhaus. Esse vinho permaneceu em amadurecimento durante 24 meses no carvalho francês e apresenta coloração rubi intensa e aromas de frutas vermelhas e negras, especiarias, café e tostado. Em boca, tem taninos persistentes e macios, sendo elegante, equilibrado e com final de boca longo.
A vinícola boutique Torcello levará à ProWine os lançamentos Torcello Pinot Noir 2023 e Torcello Chardonnay 2024. O primeiro traz coloração vermelho cereja intenso e brilhante e apresenta aromas de frutas vermelhas como cereja, framboesa e morango. A maturação de 12 meses em barricas novas de carvalho americano confere ao Torcello Pinot Noir toques de especiarias e nuances de tabaco, chocolate e caramelo. Com maturação de 180 dias em barricas de carvalho americano de primeiro uso, a nova safra do Torcello Chardonnay tem excelente integração entre fruta e madeira, aromas intensos de baunilha, chocolate branco e amêndoas, além de frutas em calda como pêssego e abacaxi. No paladar é envolvente, intenso e de acidez moderada.

A Lídio Carraro Vinícola Boutique aproveita a ProWine para divulgar cinco rótulos, entre brancos e tintos. Um dos destaques será o Shaar-Adonay – do hebraico, “Portas de Deus”. De cor amarelo-dourada, traz aromas intensos de damasco, de frutas brancas bem maduras, florais delicados e infusão de ervas, com um delicado toque de favo de mel. Com a evolução na taça, abrem-se notas de frutas secas (como damasco) e amendoadas (como pistache e avelã), além de uma deliciosa mineralidade. No paladar, preenche a boca com sua estrutura, cremosidade e volume, sustentado por uma excelente acidez.

Da linha Dádivas, chegam o Pinot Noir e o Chardonnay, esse de cor amarelo-palha, aroma de flores brancas silvestres e frutas tropicais e cítricas maduras, além de notas amanteigadas e levemente defumadas – resultado da técnica sur lie. Em boca, mostra equilíbrio e frescor. Já o Pinot Noir apresenta cor vermelho-rubi translúcida e aroma elegante e complexo de frutas vermelhas maduras e amora preta, além de notas florais de violetas e rosas e toque de pimenta-preta. Em boca, é elegante, com taninos maduros revelando um agradável retrogosto frutado. Outro vinho apresentado na feira será o Agnus Tannat. De cor vermelho-púrpura, tem perfil aromático com notas de frutas negras maduras e especiarias. Em boca, tem taninos maduros domados. Por fim, o Quorum Grande Vindima é um assemblage com Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franca e Tannat. Sua cor é de um vermelho-rubi intenso. No nariz, revela toque de flor e aromas frutados, desenvolvendo para café, chocolate e especiarias. Em boca, é elegante, com grande caráter e equilíbrio relacionados às mesmas sensações olfativas. 

Além das vinícolas no espaço coletivo, o Vale dos Vinhedos estará representado por estabelecimentos associados com estande próprio, caso da Adega Cavalleri Vinhos Finos, Amitié Vinhos e Espumantes, Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Pizzato Vinhas e Vinhos e Vinícola Foppa & Ambrosi.

 

Foto: César Silvestro

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br