Contação de História na Igreja do Vinho
Projeto Memórias & Saberes, financiado pelo Pro-Cultura RS, apresenta referências do Patrimônio Histórico da Imigração Italiana na icônica Capela das Neves, igreja construída com vinho, no Vale dos Vinhedos. Foto: divulgação Circolo Trentino Di Bento Gonçalves.
Mais que memórias perdidas ao vendo. Histórias e saberes que engrandecem o legado de nossos antepassados imigrantes italianos são a base do trabalho desenvolvido pelo Circolo Trentino di Bento Gonçalves no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.
Em mais uma iniciativa de fomento à cultura, com financiamento do Pro-Cultura RS, o Circolo Trentino di Bento Gonçalves inicia o projeto cultural “Memórias & Saberes”, abordando referências do Patrimônio Histórico da Imigração Italiana através de oficinas de contação de história, registros visuais e digitais, atividade cultural (jogos tradicionais) em locais históricos.
As oficinas e formação de acervo ocorrerão no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e na Capela das Neves, a famosa Igreja do Vinho, e em Tapejara, onde dezenas de famílias da nossa cidade foram fundadoras, e são abertas a toda a comunidade e interessados.
Foto: Gilmar Gomes
Atividades culturais ofertadas
Contação de história na Capela das Neves
Aos sábados, domingos e feriados, às 15h30, comunidade e visitantes tem a oportunidade de conhecer as raízes da imigração italiana, ouvir histórias relacionadas a nossa gente e ao Vale dos Vinhedos, e conhecer a icônica Capela das Neves / Igreja do Vinho, que teve sua origem da fé dos primeiros imigrantes e foi construída com vinho na argamassa. A participação é gratuita e apenas demanda agendamento antecipado para grupos.
Oficinas de Histórias & Saberes e de Digitalização de Acervo
Propiciam a propagação de conhecimento histórico e treinamento na digitalização de acervos, incentivando que os interessados das comunidades locais se mantenham ativos quanto a preservação de fotos e documentos.
Café com Grappa
Convidados de forte relevância local são convidados a darem seu depoimento histórico, que serão registrados em áudio e vídeo, com o objetivo de guardar da história/memória das comunidades locais.
Digitalização de fotos e documentos
De realização constante, propicia o crescimento do acervo já existente, garantindo uma preservação maior da memória das famílias das comunidades.
Encontro Cultural
Junto ao Museu do Circolo Trentino de Tapejara.
Conforme Marcelo Galvagni, presidente do Circolo Trentino, o projeto visa manter ativas as atividades culturais realizadas no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e propiciar o fortalecimento dos registros históricos locais para futuras gerações.
As informações sobre as oficinas e encontros serão divulgadas nos grupos de WhatsApp e Associações Culturais e turísticas dos Distritos de Bento Gonçalves e também no Instagram https://www.instagram.com/memoriasesaberes/
-
Vale dos Vinhedos é finalista do Prêmio ABS RS 2024
-
Natal e Réveillon Vale dos Vinhedos
-
Natal nos Vinhedos lança terceira edição com programação no mês de dezembro
-
Aprovale começa entrega do primeiro vinho coletivo com D.O. do Brasil
-
Vale dos Vinhedos recebe visitantes na reabertura do Aeroporto Salgado Filho, na capital