Denominação de Origem Vale dos Vinhedos 2021
Na Aprovale e no Vale dos Vinhedos, estamos em pleno processo de avaliação dos vinhos da safra 2021 para a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.
Anualmente, as vinícolas localizadas na área delimitada inscrevem suas amostras para avaliação. É um representante do Conselho Regulador que avalia se as vinícolas e vinhos inscritos estão de acordo com o Caderno de Especificações Técnicas da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Dentre os quesitos avaliados estão: localização dos vinhedos (obrigatoriamente dentro da área delimitada), produtividade por pé de videira e hectare, variedade permitida, e onde e como ocorre a elaboração deste vinho (também obrigatoriamente dentro da área delimitada).
Estando aptas, as amostras são coletadas pelo Consultor Técnico Jaime Milan, diretamente nas vinícolas. Os vinhos são engarrafados, lacrados, etiquetados e registrados, de forma que somente o Consultor Técnico tenha acesso à esses produtos até a degustação.
No momento estamos em processo de coleta e registro das amostras. A previsão é que os vinhos sejam degustados ainda na primeira quinzena de dezembro, às cegas, e por um corpo competentíssimo de enólogos e técnicos.
O Vale dos Vinhedos é a única região vitivinícola que possui em atividade a Indicação de Procedência e a Denominação de Origem. Algumas amostras para I.P. também foram inscritas e serão avaliadas junto as amostras para a D.O.. As regras para I.P. também são bastante rígidas, mas abrangem uma quantidade maiore de variedades de uvas permitidas, e uma área maior de localização de vinhedos, dentro do Vale dos Vinhedos.
Quer saber mais sobre a Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos. Neste link em nosso site você encontra todas as informações e também os vinhos reconhecidos até o momento: https://www.valedosvinhedos.com.br/indicacao-geografica

-
André Larentis presidirá a Aprovale para o biênio 2025/2026
-
Festival Despertar do Vale
-
Rota Rara apresenta vinhos da Serra Gaúcha em Porto Alegre
-
Vale dos Vinhedos ganhará memorial para valorizar identidade local e pioneirismo na vitivinicultura
-
Festival Despertar do Vale traz enoexperiências ao Centro Histórico do Vale dos Vinhedos