História de fé, trabalho e união do Vale dos Vinhedos é contada no TEDx
Marcos Giordani, diretor da Aprovale, apresentou trajetória de sucesso da região em encontro realizado em Erechim.
Em um dos principais palcos para apresentar ideias capazes de transformar comunidades, o Vale dos Vinhedos teve sua história de sucesso como mais importante destino enoturístico do país compartilhada no TEDx, realizado em Erechim (RS), no último sábado.
Da origem, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos a partir de 1875, passando pela fé, pelo trabalho e pela vitivinicultura que acompanharam a trajetória desse povo nas novas terras, até a conquista da Denominação de Origem, a história do Vale foi desbravada pelo empreendedor local Marcos Giordani, diretor de Relações Comunitárias da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), representante da entidade na programação, e também presidente do Comtur de Bento Gonçalves.
No bate-papo, falou sobre algumas das características que unem esses elementos, como a Capela Nossa Senhora das Neves, icônica igreja construída com vinho, e as vinícolas que surgiram em profusão como um dos símbolos máximos da herança italiana na região. “Foi uma satisfação enorme poder falar sobre esse lugar do qual tanto nos orgulha, um lugar que representa tão bem a história do nosso município e das nossas origens e raízes culturais”, disse Giordani.
O empresário do ramo gastronômico relembrou, também, a história da própria família para a plateia do evento, que acontece com o aval do TED, consagrada iniciativa de palestras internacionais de alcance global. "Minha família tem uma ligação muito forte com essa terra. Estamos aqui desde a chegada dos primeiros imigrantes, uma das poucas famílias que ainda estão na mesma propriedade há quase 150 anos, no lote 27, desde o ano de 1876”, disse.
O mesmo legado que fomentou a cultura da uva e do vinho, primeira força econômica não só do Vale como de Bento Gonçalves, também impulsionou o empreendedorismo de seu povo. Foi em busca de melhor remuneração para a produção de uvas, aliás, que os colonos deixaram de ser apenas fornecedores do fruto para terem seus próprios negócios. O Vale, nesse meio tempo, foi ganhando novas vinícolas, aprimorando processos de vinificação e se destacando no mercado. A criação do distrito do Vale dos Vinhedos, em 1990, trouxe novos investimentos e, nesse cenário pujante, surge a Aprovale, em 1995.
O trabalho associativo revoluciona de vez o lugar. A entidade trabalha fortemente para qualificar a produção de uvas e vinhos, para promover o enoturismo e para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. Em 2002, o Vale foi reconhecido como a primeira Indicação Geográfica de vinhos e espumantes no Brasil, trazendo novas perspectivas para o lugar. Dez anos depois, a conquista de um marco: o Vale se tornou a primeira e única Denominação de Origem de vinhos finos do país – reconhecimento válido também para seus espumantes.
Á área de IG do Vale dos Vinhedos compreende uma região delimitada entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Nas três cidades, são mais de 90 estabelecimentos associados, sendo um terço deles de vinícolas, e os demais setoriais, espalhados pelos ramos de gastronomia, hospedagem, agroindústria, entre outras. “O Vale dos Vinhedos não é apenas um lugar, é uma história viva e um exemplo claro de que a união de pessoas, movidas por um objetivo em comum, trabalhando em cooperação e associativismo, podem transformar, fortalecer e trazer prosperidade para comunidades, cidades, estados e nações”, comentou Giordani.
Em breve, a íntegra das apresentações será disponibilizada para acesso no Youtube.
Foto: Divulgação TEDx Erechim
-
Aprovale recomenda D.O. para 29 vinhos de 12 vinícolas
-
Natal e Réveillon Vale dos Vinhedos
-
Natal nos Vinhedos lança terceira edição com programação no mês de dezembro
-
Aprovale começa entrega do primeiro vinho coletivo com D.O. do Brasil
-
Vale dos Vinhedos recebe visitantes na reabertura do Aeroporto Salgado Filho, na capital