imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Ministério Público reúne prefeitos para debater sobre a proteção do Vale dos Vinhedos

A promotora do Ministério Público Estadual, Carmen Garcia, convocou os prefeitos de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, para tratar de eventuais discrepâncias da gestão de projetos executados dentro da área da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos.

O encontro deu-se após as polêmicas discussões acerca da negativa a mega resorts que objetivavam instalação dentro da área delimitada, cuja vocação destina-se ao cultivo da uva e a elaboração de vinhos, segundo reconhecimento como Indicação Geográfica e Patrimônio Histórico e Cultural.

O encontro, realizado no último dia 23/08, reuniu Diogo Siqueira, prefeito de Bento Gonçalves, Adenir José Dallé, prefeito de Monde Belo do Sul, e Sergio Chesini, prefeito de Garibaldi. Cabe recordar que a Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos compreende áreas localizadas nestes três municípios.

Integrantes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul também participaram da reunião, visto que o Vale dos Vinhedos é reconhecido Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul desde 2012.

Segundo o Ministério Público, a intenção do encontro é a realização de diagnóstico e criação de estratégias comuns a serem adotadas pelos três municípios no que tange à gestão deste território. As regras comuns evitariam que projetos de impacto rejeitados em uma cidade sejam implantados em outra, devido a diferença de legislação. 
Reuniões de trabalho serão realizadas a partir de agora, reunindo técnicos das três prefeituras, Ministério Público e Iphae.

Confira matéria do NB Notícias: https://www.nbnoticias.com.br/noticia/42632/promotoria-chama-prefeitos-para-discutir-gestao-da-paisagem-do-vale-dos-vinhedos 

 

Foto: Naiára Martini para Aprovale

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br