Representantes do Comité Interprofissional do Vinho de Champagne visitam a Aprovale
Na noite de 13 e novembro, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos - Aprovale, recebeu a visita de Charles Goemaere e Giulia Belinci, Diretor Geral e Consultora Jurídica do Comité Interprofissional do Vinho de Champagne. A visita cortesia foi uma importante troca de experiências acerca das duas regiões produtoras de vinho. Em pauta, o panorama do setor no Brasil e na França, a gestão das entidades promotoras das Indicações Geográficas, e a proteção dos produtos e territórios reconhecidos. Dr. Roner Fabris, advogado especialista em propriedade industrial, Consul Honorário da França em Porto Alegre, e associado promotor da Aprovale, intermediou a importante conversa.
Não é a primeira vez que representantes do CIVC visitam o Vale dos Vinhedos. Após 15 anos, Charles retornou à região, e evidenciou a evolução do enoturismo neste tempo. A visita foi regada a espumante do Vale dos Vinhedos, a primeira região reconhecida como Denominação de Origem para vinhos e espumantes no Brasil.
Desde 1941 o Comitê Interprofissional do Vinho de Champagne garante a proteção do território e dos produtos elaborados na região mundialmente conhecida por seus vinhos espumantes. Atualmente, contam com aproximadamente 21 mil produtores de uva e 5 mil produtores de vinho associados. Sua experiência de gestão e proteção do nome "Champagne" é modelo para outras regiões produtoras como o Vale dos Vinhedos.
Fotos: Naiára Martini

-
André Larentis presidirá a Aprovale para o biênio 2025/2026
-
Festival Despertar do Vale
-
Rota Rara apresenta vinhos da Serra Gaúcha em Porto Alegre
-
Vale dos Vinhedos ganhará memorial para valorizar identidade local e pioneirismo na vitivinicultura
-
Festival Despertar do Vale traz enoexperiências ao Centro Histórico do Vale dos Vinhedos