imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Vale dos Vinhedos ganhará memorial para valorizar identidade local e pioneirismo na vitivinicultura

Área cedida em comodato pelo município, na Linha Leopoldina, comportará sedes da Aprovale e da subprefeitura, além de enoteca e espaço expositivo

No ano em que a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) completa três décadas de atuação, a entidade anuncia mais um marco em sua trajetória. Nesta segunda-feira, depois de projeto aprovado na Câmara de Vereadores, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e o presidente da associação, Ronaldo Zorzi, assinaram o termo que formaliza o contrato de comodato por 20 anos entre as partes, referente a um terreno situado na Linha Leopoldina, para que seja construído o Memorial Vale dos Vinhedos de Indicação Geográfica. Também acompanharam a programação a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), Melissa Bertoletti Gauer, o vereador Volnei Christofoli, interlocutor do projeto, e diretores da Aprovale.

A parceria entre o poder público e a iniciativa privada foi saudada por Zorzi não apenas por estimular o enoturismo, um dos principais indutores de quem procura o município para visitar, mas também por resguardar e valorizar a história do Vale dos Vinhedos como protagonista da evolução da vitivinicultura nacional. “Sempre é muito mais fácil trabalhar em parceria, e a Aprovale sabe bem o valor do associativismo e como isso facilita as conquistas, por isso, temos que engrandecer esse momento comungado com a prefeitura. Este espaço será um presente para a comunidade, que terá sua história aclamada num lugar de destaque, sendo continuamente contada, e para o turista, que encontrará um lugar para conhecer a história do Vale, da Aprovale e da vitivinicultura brasileira”, comenta Zorzi. Para o prefeito, o comodato simboliza um reconhecimento da cidade para o trabalho desenvolvido pelo distrito. “Os empreendedores da Aprovale fizeram muito para Bento Gonçalves e para o desenvolvimento do Vale dos Vinhedos, então, é quase uma obrigação do município repassar essa área. Tenho certeza que isso vai render muitos frutos para a nossa cidade”, disse o prefeito.  

O Memorial Vale dos Vinhedos de Indicação Geográfica será erguido numa área de 2 mil m², no terreno ocupado onde hoje está instalada a sede da subprefeitura do distrito, no 6 da Leopoldina. Inspirado em museus temáticos de importantes áreas vitícolas do mundo, como a Cidade do Vinho, em Bourdeaux, na França, e o Museu do Vinho do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, o projeto está na fase de estudos preliminares e deve ser concluído até dezembro. No espaço, que terá área construída de 1,2 mil m², estão previstas salas para abrigar as sedes da subprefeitura e da Aprovale, a enoteca e a sala de exposição com a história do Vale e da Indicação Geográfica. O Vale dos Vinhedos foi a primeira região do Brasil a obter tal reconhecimento, em 2002, com seus produtos podendo estampar o selo de Indicação de Procedência. A partir dela, dez anos depois, a região foi reconhecida como Denominação de Origem – sendo até hoje a única no país para vinhos e espumantes. 

Para financiar a obra, a Aprovale está trabalhando na elaboração de um projeto para captar os recursos, cujos valores ainda não estão estimados, via Lei Rouanet.

Foto: Bárbara Salvatti/Exata Comunicação

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br