Vale dos Vinhedos participa da ProWine fortalecendo coletividade da região
Em São Paulo, vinícolas da região produtora apresentaram rótulos oriundos da primeira Denominação de Origem para vinhos e espumantes do Brasil
O ineditismo da presença do Vale dos Vinhedos na maior feira profissional de vinhos e destilados das Américas rendeu excelentes resultados. O principal deles foi o fortalecimento coletivo da região, que é a primeira do país reconhecida com a Denominação de Origem para vinhos e espumantes no país. No estande organizado pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) na ProWine São Paulo, entre os dias 1º e 03 de outubro, nove vinícolas expositoras apresentaram mais de 70 rótulos a um público superior a 12 mil visitantes especializados.
Dentre as mais de 1,4 mil marcas presentes na feira, o Vale dos Vinhedos se destacou apresentando um espaço compartilhado, e apoiado pelo Sebrae-RS, pelas vinícolas Ales Victoria, Dom Eliziário, Peculiare Vinhos Únicos, Vallontano Vinhos Nobres, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Terragnolo e Vinícola Torcello. Além delas, estavam presentes no evento, em outros espaços que fortaleceram ainda mais a participação do Vale dos Vinhedos no evento, as vinícolas associadas a Aprovale: Miolo Wine Group, Famiglia Valduga, Pizzato Vinhas e Vinhos, Adega Cavalleri Vinhos Finos, Tenuta Foppa & Ambrosi, Amitié Espumantes e Vinhos e Cooperativa Vinícola Aurora.
“A participação do Vale dos Vinhedos, de forma coletiva, na ProWine mostra a força e reafirma o potencial que a região possui enquanto referência na produção vitivinícola e no enoturismo nacional. E a presença de outras vinícolas do Vale, com seus espaços próprios, evidenciam a relevância do Vale dos Vinhedos para a produção nacional. Agradecemos todas as vinícolas que estiveram conosco em São Paulo e aos visitantes que passaram pelo nosso estande. Certamente iremos fortalecer essa presença na próxima edição”, avalia o presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi.
Lançamento de rótulo coletivo também foi destaque
Pela primeira vez, o público pôde degustar um vinho elaborado de forma inédita no país. O 10 Lotes D.O.V.V. é o primeiro rótulo coletivo com Denominação de Origem do Brasil. Repleto de particularidades, esse varietal Merlot reúne frações oriundas de três grandes safras – 2020, 2021 e 2022 – de 10 vinícolas (Ales Victoria, Almaúnica, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Miolo, Peculiare, Pizzato, Terragnolo e Larentis). Na feira, foi degustado pelos visitantes, que conheceram de perto os detalhes de sua elaboração. O vinho está sendo vendido pelo WhatsApp (54) 2209.0018 ou através do site www.valedosvinhedos.com.br/dovv, ao valor de R$ 488 mais frete, com limite de compra de seis unidades por cliente.
Avaliação positiva das vinícolas expositoras
As nove marcas que compartilharam o espaço coletivo viabilizado pela Aprovale participaram de forma inédita da ProWine. Confira abaixo a avaliação de cada uma delas:
Ales Victoria: “A ProWine foi excelente para criar novas conexões e fortalecer o relacionamento com distribuidores do Brasil e do mundo. Foi uma experiência fantástica, certamente voltaremos na próxima edição” – Lucas Villas-Bôas, Gestor de Administração e Marketing.
Dom Eliziário: “É a nossa primeira participação na ProWine e já percebemos a importância de estarmos presentes na feira, ainda mais de forma coletiva com os demais integrantes do Vale dos Vinhedos. Prospectamos novos contatos e obtivemos muito crescimento, especialmente por sermos uma vinícola boutique, familiar” - Rafael Müller, diretor comercial.
Peculiare Vinhos Únicos: “Essa é uma feira muito importante para o nosso setor, por isso estar nela é fundamental para buscar novos contatos. Fizemos um excelente trabalho de divulgação da nossa região com essa presença” – Ronaldo Zorzi, proprietário.
Vallontano Vinhos Nobres: “Nossa participação foi incrível. É muito importante estarmos aqui em conjunto para reforçar o Vale dos Vinhedos como um local não somente de enoturismo, mas que tem vinhos realmente especiais. Fizemos muitos contatos comerciais, mas o principal foi confraternizarmos e brindarmos juntos” – Ana Paula Valduga, sócia proprietária.
Vinhos Don Laurindo: “A feira foi excelente para desfrutar junto com os colegas e parceiros do Vale dos Vinhedos e apresentar os vinhos e as novidades à um público diferenciado. Estamos satisfeitos pelos bons negócios concretizados” – Moisés Brandelli, Diretor e Enólogo.
Vinhos Larentis: “Somos pequenas e médias empresas que elaboram vinhos de alta qualidade. Por isso é importante estarmos presentes em uma feira como essa, onde o público demostrou bastante interesse nos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos” – André Larentis, Diretor e Enólogo.
Vinícola Dom Cândido: “Foi um evento muito bom, conseguimos vários leads e clientes novos, além de conhecidos da região que vieram nos visitar para degustar novamente nossos rótulos” – Gabriel Valduga, supervisor de enoturismo.
Vinícola Terragnolo: “O evento é muito interessante, especialmente para captar clientes para negócios, pois os visitantes têm a oportunidade de provar muitos vinhos nossos. Além disso, é inédito virmos juntos a um evento desse porte, e certamente estaremos juntos novamente nas próximas edições, pois a ideia é levar cada vez mais produtores à feira” – Sandro Valduga, proprietário.
Vinícola Torcello: “Encerramos a feira muito satisfeitos e com boas perspectivas de negócios, inclusive com alguns já fechados durante o evento. Com certeza em 2025 estaremos de volta, de forma coletiva” – Rogério Valduga, diretor.
Fotos: Exata Comunicação/Alessandro Manzoni e Lisiane Gallina.
-
Aprovale recomenda D.O. para 29 vinhos de 12 vinícolas
-
Natal e Réveillon Vale dos Vinhedos
-
Natal nos Vinhedos lança terceira edição com programação no mês de dezembro
-
Aprovale começa entrega do primeiro vinho coletivo com D.O. do Brasil
-
Vale dos Vinhedos recebe visitantes na reabertura do Aeroporto Salgado Filho, na capital