imagem do logo escrito vale dos vinhedos

Vale dos Vinhedos recebe visitantes na reabertura do Aeroporto Salgado Filho, na capital

Recepção contou com brinde com vinhos e espumantes locais

O Vale dos Vinhedos marcou presença na reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no último dia 21 de outubro. Na retomada do serviço na capital, os passageiros foram recebidos com taças de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale dos Vinhedos, brindando e celebrando o retorno à normalidade e um novo começo para o turismo na região.

O aeroporto estava fechado desde maio, quando o Estado foi atingido por fortes chuvas, cheias de rios e deslizamentos, forçando a interrupção dos serviços. Os eventos climáticos resultaram em uma queda de quase 90% na movimentação turística da região, que abrange áreas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) garantiu que todas as condições de segurança e a infraestrutura rodoviária estivessem plenamente operacionais para acolher os visitantes.

A reabertura do aeroporto representa um passo crucial para revitalizar uma infraestrutura de transporte fundamental para o principal destino enoturístico do Brasil. Dados da Aprovale mostram que cerca de 70% dos visitantes vêm de fora do estado. De acordo com Ronaldo Zorzi, presidente da associação, a volta das operações no aeroporto da capital foi um incentivo importante para a normalização do turismo no Rio Grande do Sul, em especial para a região do Vale dos Vinhedos. “A região se prepara para a época da vindima e estamos otimistas quanto à recuperação do setor e ao aumento na demanda“, comenta.

Localizado a apenas 120 quilômetros de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos possui uma infraestrutura sólida para atender os turistas, com mais de 580 leitos e acessos pavimentados, proporcionando uma experiência inesquecível a todos os visitantes. Com mais de 90 atrativos, a Aprovale conta com 30 vinícolas associadas, além de uma diversidade de restaurantes, hotéis, pousadas, agroindústrias e cafés. As vinícolas oferecem diversas opções de visitação, todas com degustações. Os turistas também podem participar da colheita da uva (de janeiro a março), acompanhar o Festival Despertar do Vale, que celebra o fim da vindima, fazer cursos de degustação e explorar a rica cultura dos imigrantes, entre outros diversos atrativos.

 

Foto: Marcos Giordani

Últimas do Instagram
@valedosvinhedosoficial
website desenvolvido por triacca.com.br