Vale dos Vinhedos vence pela quarta vez como Paisagem Vitícola no Prêmio ABS-RS
Distinção foi entregue na noite dessa terça-feira, em cerimônia realizada no SPA do Vinho
Foi nos próprios cenários do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, que o mais notório destino enoturístico brasileiro celebrou o quarto título consecutivo como Paisagem Vitícola Destaque, no Prêmio ABS-RS. Desde que a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers institui a premiação, ocorrida neste ano no SPA do Vinho, terça-feira, o Vale dos Vinhedos sagrou-se vencedor em todas.
Além dos elementos naturais, a paisagem vitícola se caracteriza pelos aspectos culturais e históricos e pelas construções que vão se juntando a essa composição ao longo do tempo. Caracterizada por videiras que povoam suas encostas, a paisagem do Vale é um elemento extra na captura de cerca de 400 mil visitantes que, todos os anos, escolhem o lugar para conhecerem experiências enogastronômicas, vivenciar a cultura genuína herdada de imigrantes italianos e curtir momentos especiais entre os vinhedos. “Esse prêmio mostra a força do Vale dos Vinhedos porque é um prêmio que vem com a chancela daqueles que, diariamente, colocam a teste nossos atrativos, o público”, disse Ronaldo Zorzi, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), gestora da marca e da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos.
Para ele, a distinção ainda simboliza o compromisso da entidade na busca pelo desenvolvimento sustentável do Vale dos Vinhedos. “Estamos às vésperas de comemorar nossos 30 anos, em 2025. É uma trajetória reconhecida e, acima de tudo, compromissada com nossos associados na defesa da nossa paisagem natural, na promoção do vinho brasileiro, no desenvolvimento da excelência de nossos produtos e na oferta de uma rede de infraestrutura completa para nosso público, com o cuidado de sempre preservar nossa essência e nossa cultura”, observa Zorzi.
Outros associados à Aprovale, concorrentes no Prêmio ABS-RS, saíram vencedores da premiação. O SPA ganhou na categoria Carta de Vinhos em Destaque e o Valle Rustico, em Serviço do Vinho em Restaurante. Luca Foppa, da Vinícola Foppa & Ambrosi, saiu do evento com o troféu de Personalidade do Vinho. E a Casa Valduga venceu na categoria Vinícola Destaque.
Sobre o Vale
O Vale dos Vinhedos detém a maior concentração de vinícolas por km² da América Latina – são 31 associadas à Aprovale, representando um terço dos 90 estabelecimentos –, responsáveis pela elaboração média anual de 10 a 12 milhões de garrafas. A região, além de ser pioneira no enoturismo, foi a primeira do país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, em 2002. O Vale também protagonizou, em 2012, o primeiro reconhecimento de Denominação de Origem para vinhos e espumantes, um marco conquistado no mesmo ano em que foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. Além de Bento Gonçalves, a região do Vale dos Vinhedos ocupa porções de terra de Garibaldi e de Monte Belo do Sul, sediando vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas, agroindústrias, museus, entre outras atrações.
Foto: Moisés Brandelli, Diretor Técnico da Aprovale, recebeu o prêmio em nome do Vale dos Vinhedos, das mãos de Armando Moutinho Perin, Conselheiro da ABS-RS. Créditos: Jeferson Soldi Fotos.